Mais um blog sobre sexualidade... Vamos ver se conseguimos sair da mesmice e publicar coisas interessantes. Para isso conto com a colaboração de voces! Ajudem a atualizar este blog com textos, artigos (acadêmicos ou não), dicas de leitura, teatro, cinema, exposição, fofocas... mas tudo relacionado a sexualidade e relacionamento, tudo... tudo mesmo!



terça-feira, 20 de julho de 2010

Ejaculação rápida

Embora muitos saibam, ainda há dúvidas sobre ejaculação rápida, antiga ejaculação precoce.
É um problema muito comum e afeta cerca 40% dos casais, sim casais, porque quando falamos em disfunção sexual o casal é afetado e não apenas um ou o outro.Por enquanto não temos nunhum estudo que comprove que a ejaculação rápida seja de causa orgânica, ficando então a questão voltada para ordem psicológica. Na adolescência é muito comum o rapaz ejacular rápido, primeiro pela ansiedade da relação e depois pela própria falta de experiência, com o tempo a tendência natural do organismo é encontrar um controle. Quando isso não acontece e é levado para a vida adulta, então, passa a ser uma disfunção sexual, pássivel de tratamento.
Sempre perguntam quanto tempo deve-se demorar para ejacular, não há um tempo específico para isso, a percepção da falta de controle e da insatisfação da parceira é que muitas vezes denuncia o problema. Geralmente a mulher demora um pouco mais que o homem para chegar ao orgasmo, no caso do ejaculador rápido a mulher fica sempre insatisfeita, gerando,desavenças entre o casal o que muitas vezes piora a situação pela cobrança.
Importante é saber que tem tratamento, quando é um caso muito agudo (casos em que o homem ejacula mesmo antes da penetração) pode-se tratar com medicação, geralmente são antidepressivos. Para isso tem que se fazer uma avaliação com urologista, em conjunto é fundamental fazer psicoterapia com especialista que vai orientar exercícios voltados para o controle da ejaculação.
Gostou, então palpite, dê sugestões de temas.