Mais um blog sobre sexualidade... Vamos ver se conseguimos sair da mesmice e publicar coisas interessantes. Para isso conto com a colaboração de voces! Ajudem a atualizar este blog com textos, artigos (acadêmicos ou não), dicas de leitura, teatro, cinema, exposição, fofocas... mas tudo relacionado a sexualidade e relacionamento, tudo... tudo mesmo!



terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dúvidas sobre sexo anal

Tema polêmico que povoa o imaginário, principalmente, masculino, sexo anal tem sido comentado nos mais diversos meios de comunicação. Sendo assim resolvi colocar e esclarecer as dúvidas mais frequentes com relação ao tema.

1. É normal ter vontade de defecar durante o sexo anal? O que fazer para evitar isso?
A penetração anal pode estimular a vontade de defecar, o ideal é que evacue antes da penetração.

2. Porque os homens tem tanto desejo de fazer sexo anal?
Além de ter um culto à região das nádegas o ânus é uma região que tem uma musculatura mais apertada do que a vagina, o que leva o homem a fantasiar mais, porque prazer e desejo é muito específico e varia de homem para homem, assim como tem homens que tem enorme desejo por sexo oral.

3. "Meu namorado vive me pedindo fazer sexo anal, mas tenho medo de sentir dor. O que faço?"
Primeiro você tem que querer também, não adianta fazer apenas para agradá-lo, depois para iniciar é importante que esteja muito lubrificado e vá dilatando aos poucos e progressivamente, como por exemplo: primeiro um dedo, depois dois e assim sucessivamente. Sempre que introduzir um dedo, coloque e espere a musculatura relaxar, quando esta relaxar ai sim se coloca outro dedo. Não esqueça que é importantíssimo usar preservativo e nunca colocar o pênis no ânus e depois na vagina sem trocar o preservativo, pois pode levar bactérias de uma região para outra e dar infecção.

4. Com que freqüência a pessoa pode fazer sexo anal?
O ideal é que ocorra um intervalo de 3 dias, porque durante o sexo anal ocorre micro fissuras na parede do ânus, o intervalo para a cicatrização é de dois a três dias, por isso a importância deste intervalo, além de ter um intervalo para recuperar a musculatura para que futuramente não haja incontinência fecal.

5. Sexo anal faz mal à saúde? Causa algum tipo de problema?
Não, desde que os dois queiram e tome alguns cuidados como, usar preservativo, lubrificar bem, ir devagar para não machucar e respeitar o intervalo mínimo de 3 dias para recuperar a micro fissura da parede do ânus e a musculatura.

6. Tem que usar camisinha durante o sexo anal?
Sempre, o ânus é uma região que contém muitas bactérias, sem preservativo estas bactérias podem penetrar na uretra e causar infecção, assim como ter relação anal e vaginal sem trocar o preservativo, também pode dar algum tipo de infecção na mulher.

7. O que pode ser feito para aliviar dores ou incomodo na hora da penetração no ânus?
Sempre importante usar lubrificante, o ânus é diferente da vagina não produz lubrificação. O ideal é que vá dilatando gradativamente o ânus para ai sim fazer a penetração com o pênis, primeiro coloque um dedo (com lubrificante) a tendência do ânus neste momento é contrair depois relaxar, quando ele relaxar coloque dois dedos e quando relaxar novamente tente colocar o pênis, as vezes é preciso fazer isso mais de uma vez para se conseguir a penetração sem dor.

8. Qual a posição mais indicada para quem vai começar no sexo anal?
A posição indicada é aquela em que os parceiros sintam-se bem e confortáveis, existem as mais praticadas como, por exemplo: uma que é conhecida como “de quatro”, a pessoa a ser penetrada apóia joelhos e mãos ou cotovelo na cama e o parceiro penetra por trás, outra que facilita é ambos deitados de lado o parceiro por trás, pode, também, tentar colocar uma almofada na altura do quadril com a barriga para baixo.

9. "Se eu fizer sexo anal com meu parceiro ele vai perder o interesse em outro tipo de relação sexual?"
De maneira alguma, a não ser que a relação seja apenas sexual e ele seja aficionado em ânus (caso seja assim ele deve ter grande dificuldade em criar vínculos afetivos). A relação anal é mais uma forma de relacionar e não a única e tem que ser bom para os dois.

10. Usar anestésicos para aliviar a dor da penetração é recomendado?
Você pode usar sim, o único inconveniente é que você pode não sentir nada mesmo, nem dor nem prazer, então é importante refletir um pouquinho porque está fazendo se é para você ou por ele.

11. "É normal o ânus ficar sangrando depois do sexo anal?"
Não é normal, alguns motivos levam ao sangramento, como fissuras e hemorróidas inflamadas. Neste caso o ideal é consultar um proctologista.

12. Quem tem hemorróida pode fazer sexo anal?
Sim, desde que não esteja inflamada.

13. Grávida pode fazer sexo anal?
Sim, desde que redobrem os cuidados, usar preservativo e trocar caso tenham relação vaginal, devido as bactérias presentes no ânus que podem levar a algum tipo de infecção vaginal ou na uretra e infecção pode causar parto prematuro.

14. A mulher sente prazer durante o sexo anal? Pode chegar ao orgasmo? Como?
Sim, pode sentir. As vezes a própria penetração ou estimulo na região podem levar ao orgasmo devido a região ser muito inervada e sensível ao toque, ou outra forma é ao mesmo tempo em que penetra no ânus estimular o clitóris.

15. Tem alguma preparação que deve ser feita antes de praticar sexo anal?
O ideal é que utilize lubrificante e vá dilatando gradativamente com os dedos antes da penetração.

16. É possível engravidar fazendo sexo anal?
De maneira alguma, a mulher engravida porque a vagina está ligada ao útero que está ligado as tubas uterinas que estão ligadas aos ovários que ovulam. O ânus está ligado ao intestino e o espermatozóide depositado nesta região não consegue chegar ao óvulo.

17. Se o pênis do parceiro for muito grande tem problema fazer sexo anal? Qual seria o tamanho indicado?
Não tem problema desde que esteja bem lubrificado para não machucar, existe uma pratica entre os homossexuais que é penetrar o braço no ânus do parceiro, dificilmente um pênis vai ser maior que o braço, então relaxe, respire, lubrifique e use preservativo .

18. Pode intercalar a penetração do ânus e da vagina numa mesma relação?
Nunca direto, a não ser que troque o preservativo, para não levar bactérias do ânus para a vagina.